Uma Palavra

Uma Palavra

👁️ Uma Palavra

Crônicas alemãs: Uma cidade leonina

Avatar de Aline Valek
Aline Valek
dez 10, 2022
∙ Pago

Bem no centro de Munique, é possível passar pelo monumento mais gangsta que já vi: no alto de um portal com três arcos, a figura de um guerreiro segura pela coleira a inusitada quantia de QUATRO leões, como se os estivesse levando para passear. 

"Poxa, aqui o pessoal é brabo mesmo", é o que o monumento dedicado ao exército bávaro pode levar a pensar. Mas, aos pés do grandioso Siegestor, eu só conseguia pensar: "de onde raios os bávaros tiraram essa pira por leões?"

Não era a primeira vez que eu me deparava com imagens de leões pela cidade. Eles estão por todos os lados! Comecei a colecioná-los em fotos, como a evidência de um absurdo. Como pode esse povo em plena Alemanha ter ficado obcecado por um bicho que só pode ser encontrado lá nas savanas africanas?

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2026 Aline Valek · Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece seu SubstackObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura