Ela chega no seu e-mail e fica ali, paciente, à espera.
Você pode demorar para abrir, mas você também pode se demorar na leitura. Porque ela foi feita para você ler no seu tempo. Sem pressa.
Não existe chegar atrasado em uma newsletter.
Um e-mail, ainda que enviado há anos, continua lá, guardado, pronto para ser resgatado quando você precisa se lembrar de algo que te provocou faíscas.
Há algo de permanente em um e-mail enviado.
Ainda que eu tire a minha newsletter do ar, ainda que eu apague todos os posts, um por um, uma cópia permanecerá na sua caixa de entrada, enquanto ela existir, como um vestígio da comunicação que um dia tivemos.
Pensando bem, é um pouco assustador.
Em tempos em que tudo esfarela numa velocidade absurda, é poderoso contar com um meio que me permite criar conexões que perduram no tempo.
Este final de semana vai ocorrer um evento que, tal qual um alinhamento planetário, permitirá avistar diversas newsletters juntas, ao vivo e a cores.
Dias 5 e 6 de julho acontece a terceira edição de O Texto & O Tempo, um evento dedicado às newsletters brasileiras, onde podemos levar nossas conversas para além do e-mail, para acontecer em um outro tempo.
Desde sua primeira edição, idealizada pela
em 2022 e organizada por uma turma muito legal de autores, muita coisa aconteceu no mundo das newsletters. Elas cresceram e se multiplicaram! Começaram a se espalhar por todos os temas, a trazer uma variedade de pontos de vista.Por isso esta edição vai trazer, além de workshops sobre escrita e criação de newsletters, uma série de conversas que vão passar pelos mais diversos temas, como literatura, ciência, espiritualidade, viagens e quadrinhos (que é uma cena que eu tenho gostado demais de ver crescer entre as newsletters).
No dia 5, às 10h (horário de Brasília), terei o prazer de mediar a mesa "Quadrinhos fora do papel: o que os traços dizem sobre nossos tempos?", com a participação de
, e .O evento será online, então você pode participar de qualquer lugar do planeta. Se você não puder participar ao vivo, as conversas e as oficinas ficarão gravadas.
Confira aqui a programação completa e garanta seus ingressos.
A recomendação que deixo hoje para você são textos para você conhecer as newsletters desses três quadrinistas fantásticos:
Vamos nos ver no verão em Berlim?
Estarei em Berlim entre os dias 26 e 30 de julho.
Sei que tenho alguns leitores que moram na cidade (ou estão a um trem de distância) e adoraria aproveitar a ocasião para um encontrinho com leitores!
Se você estiver em Berlim ou nos arredores e topar me ver, me manda um alô respondendo a este e-mail e te mantenho informada sobre o encontro. E se você não puder ir, mas tiver dicas de lugares bacanas para visitar, aceito também.
Volto a qualquer momento com novas mensagens na garrafa.
Um beijo e tome água,
Aline Valek.
É mesmo um pouco assustador que uma cópia de tudo que a gente escreve fique no e-mail dos assinantes até quando o e-mail existir! Não tinha pensado assim até agora 🤔😅
Vai ser demais o evento no final de semana, já estou empolgada!
E que pena que não nos veremos em Berlim, logo nessa semana estarei em Freiburg! Aproveite o verão berlinense, Aline:)
Eu super recomendo o Cafe Bilderbuch, na Akazienstraße em Schönerberg!
Espero que vc goste :)