Uma Palavra
🐝 Bobagens Imperdíveis
4.5: A ascensão de Itamar
22
0:00
-45:19

4.5: A ascensão de Itamar

22

Envio este episódio em um 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil.

Nunca possuí uma gota de patriotismo no meu organismo, nem quando eu preferia ter nota descontada do boletim do que participar do desfile de 7 de setembro, muito menos agora em que “patriota” virou sinônimo de tiozão alucinado cantando hino para pneu.

Eu e o Brasil temos uma relação complicada. Parece, porém, que quanto mais longe eu fico, mais penso no que é ser brasileira, no que significa carregar esta cultura nas costas.

Eu estava há tempos querendo contar a história que trago nesse episódio e achei que a Independência seria o momento perfeito para falar de um dos maiores artistas independentes do Brasil. Que Dom Pedro o quê. O grito de independência sobre o qual eu quero falar quem deu foi um homem negro.

Como a busca por liberdade fez de Itamar Assumpção um artista de vanguarda que revolucionou a música brasileira, mas que foi incompreendido e rejeitado pela indústria musical da época?

Ouvidos atentos! Dê o play aqui no Substack ou na plataforma da sua preferência! O episódio já está disponível no Spotify, no Apple Podcasts, no Overcast, no Pocket Casts, na Orelo


Links relacionados

Trilha sonora: “Slow Tonky”, Big Veggie • “The Sax of Ancient Terror", Jimena Contreras • “Pisco Sour", Gunnar Olsen • “Allégro", Emmit Fenn • “Papov”, Yung Logos

Episódio relacionado

Quem me apoia mantém as palavras fluindo.

Me pague 01 cafezim

Você pode mandar sua reclamação, sua sugestão ou suas perguntas para: escreva@alinevalek.com.br ou deixe sua mensagem anônima neste link.

Até a próxima!

Discussão sobre este podcast

Uma Palavra
🐝 Bobagens Imperdíveis
O podcast que é uma viagem. Narrativas curtas que revelam as maravilhas escondidas no que parece banal e cotidiano. Leve sua imaginação para passear em episódios sobre arte, ciências, história e linguagem. Histórias contadas por uma curiosa para outras pessoas curiosas. • Ouça aqui ou nos melhores apps https://link.chtbl.com/bobagens
Ouça em
App Substack
RSS Feed
Aparece no episódio
Aline Valek