9 Comentários

o cerne da discussão sobre a inteligência artificial é o mesmo de quase todos os nossos problemas: o uso que os humanos fazem. as maravilhas e as deturpações têm a mesma origem: a cabecinha de um ser humano.

Expand full comment

Não sabia que Golem vinha do hebraico. Nem dessa história que contaste no início. Muito legal saber. Golem é um personagem muito presente no universo dos games, geralmente é um oponente bem difícil, durão, de pedra que vc sofre pra vencer.

Quanto à IA, sempre fui extremamente analógico: violão, caneta e papel, voz. Mas ando usando bastante editores de imagem nas minhas fotos e imagens. Possivelmente as pessoas vão se perguntar se aquelas fotos não foram geradas totalmente por IA, mas tenho que admitir que é interessante.

Parabéns pelo conteúdo!

Abraços

Expand full comment
author

Será que a IA vai mesmo ser como o golem dos games, um inimigo duro de vencer?

Expand full comment

O uso da IA já é questionável, né? Mas não dá pra negar que ela facilita muita coisa. A grande questão é o velho clichê da tecnologia: o que o ser humano vai fazer com ela, ou seja, como vai aplicá-la.

Acho bem loco aquele conceito de machinelearning. Levado ao pé da letra, pode ser que ela um dia se revolte contra nós, depois de "aprender" tanto. Aí, podemos imaginar que assim como o Golem de pedra é duro demais pra se vencer na porrada, ele tem um ponto fraco: o ataque mágico.

Expand full comment

Muito bom! Meu primeiro contato com o mito do Golem foi no „Manual do escoteiro mirim“. Lembrando agora, tinha até capítulos sobre Cabala e Olímpiadas, era uma mistureba absurda de temas! Uso ferramentas de AI no trabalho, como um estagiário mesmo, mas para a escrita permaneço nas ferramentas tradicionais (google, dicionários etc.).

Expand full comment

'' Não é bem como os Flinstones imaginavam, né? '' ... aqui nao seriam Os Jetsons??? heheeh mas sim otimo texto!!

Expand full comment
author

HAHAHA SIM! Quis dizer Jetsons, claramente um bug na minha inteligência orgânica 😂

Expand full comment

ufaaa, ate eu buguei por um momento!!!! hahaha

Expand full comment

Exceleeeeente episódio. A parada do golem me lembrou do Daimajin, que é uma trilogia de filmes japoneses que se inspiram nessa história (embora não tenham nada a ver). Mas talvez tu vá achar mais interessante a história do Pulgasari, que é um filme norte-coreano, mais baseado no golem. A história da produção do filme em si é até mais interessante do que o filme. Tem vídeos muito completos do Ilha Kaiju sobre ele e sobre o Daimajin

Expand full comment