29 Comentários

aline, eu amo como você escreve sobre nada com tanta propriedade.

explicando: se alguém me perguntar sobre o que era essa edição da news, eu diria que não é sobre nada. e imagino que se alguém já perguntou sua linha de pesquisa ou sua especialidade na escrita, talvez você não saiba o que responder.

mas ao mesmo tempo, esse "nada" é sempre bem embasado com pesquisa muito curada. não é apenas um vídeo de origami com um comentário "olha isso que legal!", é uma contextualização sobre aquele assunto, achados da sua pesquisa, e traz ainda como aquilo te afetou.

de todo o lixo que a internet tem, você garimpa coisas boas e traz pra cá com muito carinho.

a internet está cheia de links, mas poucos lugares trazem o link com algo que o torna realmente atrativo, não apenas um título.

Expand full comment
author

Caramba, Fernando. Esse comentário simplesmente me fez ganhar o dia. Muito obrigada pelas palavras de carinho, significa demais para mim! Um beijão

Expand full comment

Adorei as costuras dessa news!

Também só fui aprender sobre o Suriname pelos olhos do colonizador quando estive em Amsterdam. Não me lembro se na época já tinha esses dioramas, mas mesmo assim gostei de reaprender sobre eles pelo seu olhar.

Achei legal essa história do Namenstag! Se eu fizer a média de Louise e Luise de acordo com essa lista, o meu seria 15 de março, que já passou. Segundo o Google é dia de São Longuinho, o que me parece apropriado. Vivo encontrando coisas pras pessoas.

Eu adoro origami, mas parei meu aprendizado no tsuru, o pássaro da felicidade. Nunca soube se essas dobras tinham nome, se um dia tiver que traduzir to lascada

Expand full comment
author

Hahahaha, todo esse rolê do Namenstag é justamente para associar a pessoa ao santo, ela ter essa referência, como se ele fosse um "patrono". Coisa bem católica! Interessante o seu Namenstag ser no dia de São Longuinho, será ele o padroeiro da boa curadoria? hehe, beijos!

Expand full comment

Adorei conhecer a história de Rita e sua obra de arte, obrigada por partilhar! E pensar que vivi 6 anos em Munique e não tive oportunidade de conhecer você! Mudei-me há pouco tempo para a Madeira, mas amo Munique e a Alemanha. Aproveita bem esta cidade e tenha paciência com o Deutsch e o Bayerisch, demoram a fluir, mas fluem. Du bist eine wunderschöne Schriftstellerin, Aline! Ich freue mich darauf, dich bald wiederzulesen. Schönes Wochenende!

Expand full comment
author

Ich habe alles verstanden <3 Dankeschön, Denise!

Expand full comment

Do Suriname ao origami. Atravessou à tela e não sem alguns nós alinhavou certas lacunas ou fissuras aqui..

Expand full comment

Adorei essa news! Me dei de presente largado no sofá, no fim de um dia pesado, e me senti abraçado! Que coisa mais lindo esse trabalho das bonecas. Meu único contato com o Suriname também foi via Amsterdam, pelo assunto que me é mais caro: vi um restaurante surinamês e tive de entrar — e foi ótimo! Warung spang makandra, o nome, meio mágico, não? A comida tem justamente essa pegada meio indiana, meio chinesa, o que agora entendi que faz sentido dadas as migrações. Muito interessante. Um beijo!

Expand full comment
Abr 3, 2023Curtido por Aline Valek

Ah, Aline, primeira vez que leio seu texto e adorei! Amei a foto que postou da Sleeping Lady e do texto sobre descanso. Fiz, claro, a pesquisa sobre o dia do meu nome e, olha que coincidência, o meu também é um mês depois do meu aniversário! Aliás, Eugênia tem três dias. Amei rsrs Muito obrigada pelos minutos de encantamento. Ah, vou ouvir o Pascal!

Expand full comment

Eita, eu não conhecia Pedro Pascal.

Expand full comment

Que newsletter gostosa de ler, Aline! Adorei :))

Expand full comment

Ah, e olhei o dia do nome nos nomes próximos, Jakob e Jakobus e tem vários, e dentre eles os dois que eu já conhecia: 03/05 e 25/07, os dias de São Tiago Menor e São Tiago Maior.

Expand full comment

Que massa esse vídeo de origami, o mais complicado que já dobrei foi um besouro com as seis pernas e foi uma conquista e tanto. Sobre o nome das dobras eu nem faço ideia, já que quase todos os livros que tenho são em inglês ou japonês e sigo muito mais pelos diagramas (que também tem um código próprio)

Expand full comment
author

Celoko! Um besouro de seis pernas já parece engenharia de foguetes pra mim!

Expand full comment

Tem um “truque” que é ver quantas pontas o origami tem: se for 4 ou menos, o projeto provavelmente é mais simples porque usa as 4 pontas do papel. Até seis é mais ou menos de boa. Mas quando aparece um inseto com seis pernas, duas antenas, duas asas, cabeça e rabo.... No vídeo ali o nível 4 já acho beeeeem complicado, coisa pra passar duas horas dobrando

Expand full comment
author

é uma arte extremamente matemática! Pensando bem, música também é

Expand full comment

O dia do meu nome é no meu aniversário, que sacanagem!!! ahahhaha

Expand full comment
author

Ou ainda: sobre as sincronias mágicas do Universo ;)

Expand full comment
Abr 1, 2023Curtido por Aline Valek

Excelente post. Muita coisa legal. O estilo de como sua news é feito é muito bacana. E sobre como seguir com minha news, vou dar uma olhada na tua indicação. Parabéns

Expand full comment
author

Caramba, obrigada Denys! Sucesso pra sua news, espero que encontre seu público <3

Expand full comment

eu ameeei esse formato, mas ainda sou fã dos ensaios longos. fui procurar meu nome e não tenho um dia lá. aí procurei wilson, meu primeiro nome e também nada, então procurei por william, já que wilson é will's son. e tem willem, que não tem só um, mas 11 dias pra chamar de seus. ah, muito obrigado pela indicação do meu texto.

Expand full comment
author

Acho que a maioria dos nomes que estão ma lista são de origem cristã, por isso não aparecem na lista vários nomes mais modernos ou mais comuns em outros países que não a Alemanha. Mas faz sentido William ser o nome mais próximo! Um beijo <3

Expand full comment
Abr 1, 2023Curtido por Aline Valek

Meu namenstag (ou a variação inglesa do meu nome) tem 4 dias diferentes do ano. Será que posso escolher qualquer um? Meu filho Antônio tem 5, mas o principal é justo no dia em que ele nasceu: 17 de janeiro. Deve ser porque esse dia também é dia de Santo Antônio do Deserto no calendário católico.

Expand full comment
author

Acho que pode sim escolher qualquer um. Ou ficar com todos, por que não? Hahaha

Expand full comment

Tive a oportunidade de ver essa exposição da Rita e pirei nesses bonecos cheios de detalhes. Eu não sabia nada do Suriname antes de me mudar pra Holanda e fico com ainda mais vergonha disso quando descobri que as pessoas do Suriname que conheci em Amsterdam sabem bastante sobre o Brasil, até conseguindo identificar que sou brasileira por causa do meu nome e sobrenomes.

Falando em nome, estou chatiadíssima que meu nome não está na lista dos nomes. Se eu morasse aí, ia me sentir como aquelas crianças que fazem aniversário no dia do Natal e ganha só um presente.

Mais uma excelente edição da newsletter.

Expand full comment
author

Poxa, que pena não tem Namenstag pra Maíra :((( Mó vacilo da Alemanha. Mas muitos nomes mais modernos realmente não aparecem. Vai ver por isso essa tradição começou a ficar mais caída.

E eu não esperava que ir para Amsterdam iria me ensinar tanto sobre um lugar e uma cultura do meu próprio continente. O mundo é grande DEMAIS, isso é assustador e encantador ao mesmo tempo: afinal, sempre vamos ter alguma novidade para desvendar ;)

Um beijo, querida!

Expand full comment

Puxa, tem Milan mas não tem Mila! hahahaha Esse formato de news é muito legal, me sinto conversando contigo. Um abraço!

Expand full comment

Poxa, deu saudade do Suriname. Estive em Paramaribo, fiquei encantado e desde então desejo voltar.

Expand full comment
author

Que massa! Eu fiquei encantada com o que descobri mesmo de longe. Fiquei curiosa para saber da comida de lá, deve ser uma explosão de sabores com esse caldeirão de influências caribenhas, crioulas, indianas, javanesas!

Expand full comment